sexta-feira, 22 de abril de 2011

COMO A ÁGUA, E O NOVO BANDITISMO INSTITUCIONAL CRIAM UMA NOVA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL EM CAROLINA E ESTREITO NO MA

O prefeito de Carolina-MA até que demorou demais a tomar uma atitulde pois foi grande a quantidade de tentativas de acordos não cumpridos na relação com seus interlocutores dessa empresa ( Consorcio CESTE) no município a muito tempo.Em 2006 conseguimo convocar o CESTE para uma audiência púlbica em Brasilia e vi o quaNTO ELES DESDENHARAM Do prefeito DA ÉPOCA e sua comitiva e diversas org civis que viajaram até a reunião da CTAP-Camara Técnica de Análise de Projetos do CNRH. ELEs, dO CESTE tinham uma auto confiança tão grande que não serIAM punidos nas trangresões pequenas e grandes e mentiram discaradamente na reunuião dESSA câmara FRFENTE A TODOS OS PRESETNES.Esses empreendedores pela forma que agem e negociam, acreditam em mundo DO MAL , pois APARETAM TER A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE . Numca ví ser r denunciada tanta maldade contra as comunidades de todas as classes sociais e tanto cinismo em relação a população em geral, à biodiversidade etc..Até os mortos do cemitérios foram atropelados por essa obra, derrespeitados nessa obra..

Recentemente houve uma audiência pública organizada pelo deputado Domingos Dutra do PT-MA no MMe em BSB, e eles agiam da mesma forma rindo tão discaradamente de todos que parecia provocação proposital à digbnidade das pessoas de bem preesentes.Eles estão trangrtedindo as elemntares normas de direito na gestão ambiental de uma obra, provocando a morte de TONELADAS DE PEIXES além da expropriação de bens públicos e particulares sem nada acontecer a eles..Além da desimnformação , enganação e plantação de desinformações..Uma verdadeira tática de desmonte da estrutura social e política local que acontece em Estreito de forma calculada.

Minha tese é que o projeto UHE Estreito traz embutido uma lógica não somente especificamente para construção de uma obra mas sim, destruir todo o tecido institucional e social local para CRIAR-SE um novo projeto de governança onde as forças políticas que dai surgirão,serao novas mais AO ESMO TEMPO tradicionais, formada por uma nova população em parte migrada de fora , com novo perfil educaconal e que serão automaticamente uma nova elite de comando regional e da cidade. Esses atuais gestores serão do passado.É para isso que esses técnicos também estão trabalhando. Não somente uma destituição de direitos e proprieddades dos pobres.

O que está sendo construido em Carolina e Estreito-MA não é somente uma obra, mais uma reforma social e política com a emergencia de uma nova forma de dominação local ..Como um laboratório científico gradualmente testado e avaliado de intervenção social ..evidentemente sobre o controle de forças tradicionais mais atenadas com a "modernidade"..Eles sabem que pararelamente à obra um novo projeto de poder e nova governanca municipal está em contrução e são conscientes que não podem perder o mando político na nova configuração da estratificação ocial e política que advirá da " modernidade" dessa obra......Acho que o prefeito se tocou agora tarde demais que ele e sua geração local não terão mais vez na nova configuração polítca que chegará ..Pena que foi tarde demais...pois o povão que ele governa já dancou antes dele a muito tempo. A conduta desse pesoal do CESTE na CTAP, se fosse numa CPI da CÂmara correira o risco de saírem de lá algemados de tanto acinte e menosprezo as péssoas pobres,as autoridades, à lei e aos direitos elementares da cidadania e da nação.A única coisa que conseguimos foi a negação incisiva deles dos crimes denunciados constantemente e a constatação de que a OUTORGA de Estreito estava errada tecnicamente emitida pela AnA e que o pessoal de Estreito estava trabalhando com Cotas tipo "dando uma de Joao sem Braço"..A ANA teve que rever a OUTORGA e estabelecer uma fiscalização sobre a empresa..mas não sei se isso de fato aconteceu..e COMO ISSO É UMA QUESTÃO QUE NÃO APARECE NESSE CONTEXTO DS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE NÃO ATENTAM PARA NOSSO PAPEL DE RESISTIR COM MAIS ARGÚCIA E COMPET~ENCIA NESSES ESPAÇOs DE RESITENCIAS COLEGIADOS, acrditamos pelas informações que recebemos, que pelo menos essa eles não levaram, até aquela época. Por exemplo, essa resolução" que está para ser votada no CNRH denomidana "definições de vazões remanescentes", se aprovada cairá como luva na mão desses empreendedores que prtessionam e precisam flexibilizar exigencias ambientais em trechos usados nos rios para fazer essa obras.

...E mesmo assim Também nós que participamos de movimetos sociais haveríamos de estar também fazendo estudos sobre as táticas e estratégia de se criarf manuais para prover previamente uma comunidade ou sociedade numa perspectiva de defesa da mesma.Acho que os movimentos sociais deveriam comecar a sistematizar e desenvolver estudos de como se dá sociologicamente essas intervenções... economicas e social pararela a uma obra de grande impacto economico e politico numa região, alterando e desconfigurando o panorama da governança política e sociológica regional para proveito deles depois.... Acho que o CONSORCIO CESTE trabalha com um conceito de 'CAPACIDADE DE SUPORTE ' devidamentge testado e sistematizado em Estreito e CArolina -MA que está produzindo uma tecnologia sociólogica de inrtervenção social que serve de manual para futuras intervenções juntamente com Belo Monte e Madeira... . Acho que na Amazonia tal conduta e esse manual deles será oportuno.

E não foi por falta de aviso do sociólogo João Clímaco. Pelo que eu ví na reunião da CTAP no CNRH -Camara Tecnica de ,Análise de Projetos...eles tem uma equipe de sociólogos e profissionais ólogos do mal, para por em prática essas metodologias para construção de um novo projeto de gocvernanca e de poder regional que advém naturalmente desses tipos de empreendimento numa nova fronteira NAcional que é a AMAZONIA E que agora, vem sendo operado ,controlado e administrado continualmente, por uma equipe técnica,com estudos de variáveis tecnicamente medidas até onde vai a bobeira do PÓVO ordeiro.

Esse povo que ao contrário deles, acredita nas leis, nos poderes constituÍdoS e ver esses poderes inócuos frente a destruição de suas vidas e da biodiversdidade ,a desestruturaçãio psicológica e a desorganização social comunitária que no fundo é o prejuízo muito mais evidente, mas feito de maneira que não sejam incomodados, com apoio de coroneis regionais e de Brasilia.Dito isto, as vezes nem acredito que estamos em pleno século XXI. Tudo isso continua acontecendo e não apareceu nehuma autoridade judicial,sei lá o que nesse país, para conseguir ao menos fazer tipos como eses passar ao menos algumaas horas na cadeia.Pelo menos para nos trazer a sensação que vivemos em um Estado de direito nessas regiões.( E Em BSB também)

Diferentemente da jaguncada da época do regime militar, esse novo banditismo institucional subalterno E EMPREENDIDO POR uma oliguiarquia que Se adequa a tecnicas modernas de dominação e auto preservação de poder as custas da água, MOSTRA QUE O prefeito de CAROLINA deve ter se tocado que daqui um POUCO tempo sua carreira política fluirá para torna-lo apenas um cidadão comum vivendo de reminiscencias andando nas ruas da NOVA ESTREITO.Ele LUTOU MAS NÃO POSSUIA TODOS OS MEIOS PARA UM comandante a altura dos inimigos que destruirAM Sua base sociaL e política...sua Intuição é tardia ...mas a da população mais humilde de seu território não FOI ..ele foi avisado.

SOCIÓLOGO JOAO CLIMACO
Con Rep das rg civis no CNRH
Coordenador do FONASC CBH




De: edppinheiro@gmail.com
Assunto: [[FONASC-CBH]] UHE Estreito: Prefeito de Carolina impede continuação de obras com projetos alterados pelo CESTE
Para: fonasc.cbh@grupos.com.br
Data: Sexta-feira, 22 de Abril de 2011, 19:36



Notícias

maranhaonews.com
Autor: maranhaonews.com
UHE Estreito: Prefeito de Carolina impede continuação de obras com
projetos alterados pelo CESTE

Terceirizada sem Alvará de Funcionamento nem pagou impostos para começar obras

Não acreditando mais nos resultados das infinitas reuniões com
representantes do Consórcio Estreito Energia (CESTE), o prefeito de
Carolina João Alberto Martins Silva (PSDB) determinou, segunda-feira
(18), que o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) impedisse que a
Construtora Aldiem, terceirizada pelo Consórcio, continuasse a
construção de parte do novo sistema de captação de água.

Segundo o prefeito, o Consórcio tem duas obrigações com o município de
Carolina – as obras de compensação e as obras de recomposição. As
primeiras como forma de compensar os carolinenses pelos impactos
ambientais e sociais provocados pela construção da Usina de Estreito.
As segundas como obrigação de recompor equipamentos e estruturas já
existentes, porém afetadas diretamente pelo mesmo empreendimento.

“O CESTE nos apresentou o projeto do novo sistema de captação de água,
incluído nele a instalação de doze filtros. Agora, depois de tudo
acordado, o Consórcio determina que sua terceirizada construa apenas
seis filtros, tentando nos forçar a acreditar que instalarão os outros
seis filtros em 2020. Acontece que eles não apresentam qualquer
garantia do cumprimento desta mudança no projeto”, diz o prefeito.

João Alberto afirmou ainda que o CESTE quer retirar aproximadamente R$
3,5 milhões das obras de compensação, incluídas no Termo de
Compromisso Mútuo (TCM), para a construção de obras que fazem parte
das obrigações do Consórcio (obras de recomposição).

“Não podemos aceitar esse tipo de comportamento dos representantes do
CESTE, que para garantirem a liberação das licenças junto ao IBAMA
apresentam um grande projeto. Depois, com a licença nas mãos, alteram
os projetos, fazendo tudo da maneira mais econômica para eles. Não
vamos aceitar isso sem lutarmos pelos direitos dos atingidos e da
população de Carolina”, garante João Alberto.

Filtros – A Construtora Aldiem, que construiu o novo fórum de
Carolina, impedida de continuar a obra, depois de reunião com o
prefeito João Alberto, concordou em paralisar a instalação de apenas
seis filtros até que a Justiça apresente parecer judicial à petição
apresentada pela Procuradoria Geral do Município de Carolina.

O departamento jurídico da empresa alegava, durante o impasse ocorrido
na tarde de segunda-feira (18) dentro da Estação de Tratamento de Água
(ETA) do SAAE, que a Aldiem possui uma determinação judicial para a
instalação dos seis filtros. O prefeito desmente a empresa. “A Justiça
determinou que providenciássemos o Alvará de Licença para a Aldiem.
Não liberamos antes porque queríamos como queremos agora, a construção
dos doze filtros acordados com o CESTE. Pois bem, por força da Justiça
providenciamos o alvará. Acontece que a empresa nunca foi buscá-lo,
tampouco pagou os imposto referentes à obra”, disse João Alberto.
“Portanto, a Aldiem está irregular”, finaliza.

Até o momento, a Aldiem não concluiu sequer um dos seis filtros que
pretende construir sob ordens do CESTE

Por: Maranhao News

A CONJUNTURA DA GESTÃO HíDRICA NA BAHIA E O PT

O que aconteçe na Bahia, não é uma questão a que podemos atribuir a essa ou aquela pessoa responsabilidade individual. Isso enfraqueçe e distoa o debate político e nos impede de entender de fato , o que esta havendo, quais os interesses envolvidos nesse desmonte que aconteçe desde o GOVERNO FEDERAL que também se diz do PT nessa área, um evaziamento e desmontamento do acúmulo político que a política de recursos hidricos possibilitou à sociedade civil NESSE ESTADO ainda que, com muitas distorções , sobretudo no que diz respeito a entendimento do ESTADO E DEMOCRACIA participativa.

Alguns "companheiros" do PT quando estão no governo ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO parafraseando o grande baiano de todos nós o Caetano Veloso, e não aceitaM que A POLITICA DE RECURSOS HÍDRICO foi a única política pública que esse partido não a hegemonizou e otimizou de sua forma, na gestão das águas ..e não capitalizou-a politicamente, ao contrário está indo por um caminho equivocado desconhecendo esse acumulo político, as especificidades de se fazer política com uma divinidade chamada água, e negando os princípios basilares que nortéiam essas políticas . O PSDB DEIXOU ao PT tarefas ingratas que ele não teve tempo NEM DEMONTROU CAPACIDADE de executar ( e se queimar mais ainda) . .Acho que foi um presente de grego que o PSDB deixou para o PT e na Bahia tal situação revelou especificidades que merecem ser melhor entendidas.

Sou do tempo em que ajudávamos a construir um ESTADO DEMOCRÁTICO e uma sociedade organizada cidadã a partir da própia sociedade pois não seria possível a partir do estado. Alguns "companheiros" chegaram ao Estado e fazem o caminho mais difícil e inverso acreditando que são perfeitos para administrar as contradições do capitalismo dessa forma. Querendo contribuir a partir do "Estado" . eM QUE PESE SER COMPREENSÍVEL , Isso propicia se meter os pés pelas mãos...pois temos como pano de fundo uma incompreenssão correta do que significa água interagindo com a POLÍTICA ...como bem muito maior do que um meio de produção...OU "RECURSOS HPIDRICO"..E a água está nos retornando lições duras e quem está na governança não CONSEGUE entender as mensagens DELA .E quem está sendo mais vítimas são os mais pobres.

Por outro lado, na Bahia, vejo a permanência de visões equivocadas da própia sociedade civil organizada que espera do ESTADO seu chicote aveludado que lhe dá a guia. Desconhecendo que o verdadeiro PODER EMANA DO POVO e que as vezes e perda de tempo ficar interlocutando com umA BUROCRACIA confusa em um ESTADO que não consegue sair de suas próprias contradições...,ISSO NA BAHIA É MUITO MAIS DELICADO PELAS ESPECIFICIDADES DE TANTOS ANOS DE CAUDILHISMO CARLISTA. O PT NUNCA VAI CONSEGUIR DOMAR A SOCIEDADE COMO ELES FIZERAM ...MAS TAMPOUCO VAI CONSEGUIR EXPRESSAR SUAS BOAS INTENÇÕES'...TEM APENAS QUE CUMPRIR BEM SEU PAPEL DE GOVERNAR .

SE CUMPRISSEM PELO MENOS METADE DA LEI, PELO MENOS NO MEU ENTENDIMENTO , MUITAS COISAS ANDARIAM MELHOR...ACHO QUE, EM VEZ DE QUADROS DO PT FICARem DISPUTANDO HEGEMONIAs PEQUENAS COM A SOCIEDADE A PARTIR DO ESTADO , BASTARIA ELES FAZEREM CUMPRIR A LEI....MAS O CAPITALISMO É ASSIM MESMO...


ESTE RETROCESSO POLÍTICO NA GESTÃO DA ÁGUAS EM NÍVEL NACIONAL PATROCINADO POR COMPÁNHEIROS DO PT CHEGA NA BAHIA DEMONSTRANDO CLARAMENTE QUE EXISTE PROJETOS E LEITURAS QUE PRECISAM SER MAIS ESCLARECIDAS E PÚBLICAS...ESTOU ANDANDO NA BAHIA NOVAMENTE COM PRAZER E ALEGRIA..apesar das contradições DE TODOS NÓS .GRAÇAS A DEUS ...


JOAO CLIMACO
REP DAS ORG CIVIS NO CNRH



JOAO CLIMACO

NASC-CBH
Escritório Brasília
(61) 3202-7448 e 9999-6191



De: almacks luiz silva
Assunto: Re: MAIS NOVO VEXAME DO INGA NO CBHSF, O SUB do SUB do SUB
Para: "Edison Ribeiro"
Data: Sexta-feira, 22 de Abril de 2011, 16:06

Boa tarde!

Se o presidente do CBHVJ Edison Ribeiro, lembrasse sequer da recomendação do Julio Rocha quando assumiu a SRH, depois INGÁ, de que todo e qualquer funcionário do Governo "podia", mas não "devia" concorrer a nenhum dos cargos de presidente, vice e secretário dos comitês, devia fazer uma reflexão quanto o exercício de sua permanência na presidência do CBHVJ e Coordenador Adjunto do Fórum Baiano.

E ainda vem falar de criação de novos Comitês? E os 14 criados e abandonados pelo Governo? Qual o CBH da Bahia que tem sede, que tem os Instrumentos da 9.433/97 e da 11.612/209 implantados? Qual o comitê que tem assegurado x% do FERHBA para se manter?

Edson, acorda e põe camisinha nesta idéia de se criar mais comitês na Bahia e abandoná-los. Vamos realmente botar os comitês para funcionar.

Porém mais uma vez o Edison que tantas pessoas que contribuiriam com o dízimo em sua Paróquia serviu para mantê-lo como atuante na FUDIFRAM ao mudar de lado (com todo direito), não vimos sequer a voz a falar da EXTINÇÃO da CRN de Irecê. Estive na região e vi esta discussão e a omissão de quem poderia como ASSESSOR DE GABINETE da SEMA pelo menos se pronunciar que concorda com o fechamento da CNR de Irecê bem como do Decreto de REVOGAÇÃO do Parque Estadual do Morro do Chapéu, onde tem nascentes do Rio Verde Jacaré, Salitre e Jacuipe, maior tributário do Paraguassu que exporta água para os soteropolitanos. Edson concorda com tudo isso, concorda até em mandar para a reunião da DIREC e CCRSB em Petrolina um Assessor Especial do gabinete do Diretor Geral do INGÁ querer disputar voto sendo o SUB, do SUB, do SUB.

Amigo Edison ficaria orgulhoso quando lhe disse em um quarto de hotel que estávamos juntos que não apoiava a candidatura do Sec. Eugênio, mas apoiaria a sua se o Governo entendesse que você é um dos conhecedores do São Francisco.

Afinal de contas que dia será a sua renúncia da presidência do CBHVJ e da Coordenação do Fórum Baiano de Comitês para que a Sociedade Civil possa fazer a tão sonhada CO-GESTÃO? Mas você ser .GOV e "mandatário" destas duas instituições transformara ela em CHAPA BRANCA.

Obrigado por ler os meus alfarraibos

Att.
Almacks Luiz Silva
Bel em Gestão Ambiental
Extensão em Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas
Telefone 55 74 9115-9831
http://lattes.cnpq.br/7821142835631449



Em 22 de abril de 2011 15:23, Edison Ribeiro escreveu:
Carissimos/as
Venho discordar profundamente das informações e posicionamento dos companheiros Almacks e João Climaco, a respeito do Governo da Bahia do qual eu faço parte como assessor de Gabinete do Secretário de Meio ambiente. E não sou nenhum adestrado da Seciedade Civil cooptado pelo Governo Wagner.
Quanto a política de gestão das águas, entendo que foi a maior contribuição democrática do Estado Brasileiro, por tanto, não podemos tratar as eleições do São Francisco como ato de "autoritarismo", "truculência" na disputas das chapas, pois o Comitê tem maturidade suficiente para não permitir tais práticas no seu processo eleitoral. Do contrário seria o Comitê chamado a corrigir o seu processo de eleitoral.
Quanto a eleição do governo de Minas Gerais, mais uma vez na presidencia do Comitê, entendo que já é hora de outros estados assimirem esta tarefa tão bem assumida por Minas, inclusive outros seguimentos como, Sociedade Civil e Usuários, para que de fato façamos uma gestão democrática e participativas.
A candidatura do Governo da Bahia a presidencia do Comitê representava um reconhecimento do erro extratégico de não ter priorizado o São Francisco e um comprometimento do Secretário Eugênio com uma outra visão do nivel de importância que representa o Comitê do São Francisco para a gestão das águas no Estado da Bahia.
Uma demonstração clara deste Governo é a restruturação e ampliação do CONERH, articulação dos territórios de indentidades com RPGA e criação de novos Comitês no Estado.
Saimos da ultima reunião dos governos dos Estados da Bacia com a Diretoria do Comitê, onde reafirmamos os compromissos: Pelo pácto de gestão das águas; Gestão compartilhada entre os Estados para criação dos Comitês Federais e Integração das ações dos estados no fortalecimento das CCR's do Médio e Submédio; Difinição de diretrizes e priridades no programa de Revitalização; E pela unviversalização do abastecimento e saneamento na Bacia do São Francisco.
Vamos pautar o debate no Fórum Baiano como: Programa de capacitação para os membros dos Comitês; Criação e implementação dos instrumentos de gestão dos Comitês; Revitalização das Bacias. Esse é o debate e tem que ter uma visão crítica e proativa.
Saudações Ribeirinhas,
Edison Ribeiro
Assessor de Gabinete - SEMA
Presidente do CBHVJ

Date: Sat, 16 Apr 2011 13:11:47 -0700
From: fonasccbh@yahoo.com.br
Subject: Re: MAIS NOVO VEXAME DO INGA NO CBHSF, O SUB do SUB do SUB
To: acatarinapal@yahoo.com.br; ana.mascarenhas@mma.gov.br; apflorestal@yahoo.com.br; afariascastro@yahoo.com.br; angelapdd@yahoo.com.br; antonioevtonhao@yahoo.com.br; riozul@yahoo.com.br; ygara@ygara.arq.br; consuibimirim@gmail.com; braga.cinara@uol.com.br; campos_claudiab@yahoo.com.br; ejedil@hotmail.com; edison.xique@hotmail.com; elopesdesouza@yahoo.com.ar; edneuma.souza@codevasf.gov.br; flaviog@ufba.br; geraldo.santos@meioambiente.mg.gov.br; helio.pedroza@srh.pe.gov.br; joao@irpaa.org; joaozinclar@yahoo.com.br; louidourado@hotmail.com; luizfontes@gmail.com; macielpenedo@yahoo.com.br; marceloferrante.maia@yahoo.com.br; ap.florestal@uol.com.br; loboroberto@ig.com.br; rogeriosepulveda@hotmail.com; silviaruas@redelago.com.br; thomaz@medicina.ufmg.br; jvaltim@yahoo.com.br; nasondasdosaofrancisco@grupos.com.br; almacks@gmail.com


Almacks
Na verdade o Governo do Estado da Bahia na pessoa do atual secretário já comecou mal no CBH São Francisco na medida em que queria por que queria ser o presidente na tora na convenção que elegiu a atual diretoria.
Se não fosse a articulação das org civis teríamos uma configuração na atual dirtetoria do CBH S Francisco em prejuízo aos principios de participação social e integração de pólítica com frenquentes demonstração de autoritarismo. Uma conscepção aparelhista de política pública que não disse até agora para que veio na Bahia e querer se expaNDIR NO Brasil.
veja ai o caso das outorgas de Caitité..um absurdo que peço voce ver junto ao "cojmopetente" diretor do INGA atual verse destrincha....pois cidadãos inocentes já morreram nesse estado por conta de dúviodas sobre seas água contaminadas de projeto nuclear nessa cidade...
Se caso voce for arrumar uns dias de decansso no INEMA DA BAHIA me avisa para eu rte visitar e conversamormos algumas coisas pessoalmente...
Joao Climaco
rep das org civis no CNRH

FONASC-CBH
Escritório Brasília
(61) 3202-7448 e 9999-6191

joao climaco

Minha foto
Brasilia, DF, Brazil