domingo, 23 de junho de 2019

vale a pena participar desses cbhs e colegiados ?



Algumas pessoas me perguntam  e muito sempre sou questionado quanto nossa postura política nos colegiados muitas vezes nomeadas injustamente de muito crítico ou reclamar...ou até mesmo com certo radicalismo...e outras  besteiras...Mas muita gente     que aqui pulula subestimou , nossa estratégia de     que, para ela se efetivar é mostrar COMO a sociedade brasileira  está ausente e insensível a questões sérias como essa. A nossa indignação não é somente nas redes sociais  pois se você para agir tal..a meu ver seria estratégia falha e burra..ELA NÃO DA VOTO ..Mas nela estão muitos dos responsáveis por essa lerdeza e insuficiência que inviabiliza AS PROPOSTAS DA SOC CIVIL NESSES COLEGIADOS

Um sistema de gestão com uma proposta eficaz sempre  existiu como objetivo real perseguido e sonhado pelos vários segmentos e grupos sociais e econômicos ( Não falo DE interesses...pois na ultima vez que falei isso...soa estranho  rsss) Mas o que falta são "condições políticas" pARA se efetivar e nesse contexto não é e nem seria  racional , normal para nós que participamos do "SISTEMA" ou melhor das POLITICAS PUBLICAS DAS ÁGUAS PUBLICAS  adotAr uma estratégia passiva e   .indiferente....DE QUANTO PIOR MELHOR ..A POLITICA E FORMADA POR DESEJOS MEDOS E SOBRETUDO PESSOAS     E SUAS ALMAS .....E PARA NÃO SER INJUSTO..MUITO MAIS DE .PESSOAS DE BEM E DE  ALTRUÍSMO.

Muitas dessas pessoas que tenho conhecido ao longo desses 10 anos tem se afastado de participar para não perderem seu tempo e não sentirem-se "estruturalmente" enganados e figurantes de um script ..que não é o interesse   estratégico do país. Até muitos picaretas que a gente combatia nas disputas internas de nosso  segmento se quantitativos E QUALITATIVOS ão conta de que nesse  mato não sai coelho.Isso sim é uma conduta irresponsável..pois na medida que pessoas sérias se afastam ...AS HIENAS SE APODERAM DO RESTO. A COMPOSIÇÃO DESSES COLEGIADOS SÃO RIDÍCULA E GROTESCA HOJE EM DIA ..DIANTE DOS PROBLEMAS..FAZEM DOS COLEGIADO ESPAÇOS PARA EVITAR QUE A POLÍTICA SE EFETIVE.

Assim, essa capacidade de articulação tendo como objeto os instrumentos tal como os  planos  não está soando fácil a vista de nossos interlocutores.....mas sempre soará fácil paa aquels que tem um protagonismo específico nesse contexto que são o segmento econômico e a sociedade civil.Porisso que eles as fazem . Em ambos tenho a sensação que as mesmas pessoas que se esforçam e ocuparar esses espaços "cada um a seu modo" para denunciar a sociedade  que indiretamente paga toda essa festa , toda essa insuficiência estrutural  l do estado são  os QUE TERIAM O DEVER DE PRESERVAR a POLITICA  e concertar essa articulação ....

O problema é que geramos na nossa "democracia"maus políticos  incessíveis a causa....das águas" Gananciosos,  vaidosos trocam os pés pelas mãos . taticamente   delegam a um terceiro escalão pobre e desconcertado o papel sujo de se proteger e se protegerem do restante da sociedade ..essa é, aos seus olhos desse uma massa  ignara e não conhece o "sistema."...Em terra de cego que tem olho é rei .....ainda mais quando  temos um  discurso fortemente marcado pela ideologia tecnocrática e. corporativa..esse terceiro escalão faz o serviço pesado ,para não dizer outros , de desmonte da politica.

O Ministro da Integração  Nacional  está levando umas cacetadas na imprensa pela má gestão dos recursos de defesa civil e reestruturação da infra estrutura lesionadas pelas enchentes.Alega-se que aplicou 90 % do orçamento desse fim em seu estado . Acho interessante essa cobrança para que ele ou outros que lhe sucedam sejam mais eficientes e levem com mais seriedade a aplicação dos recursos públicos decorrente dos desastres hidrológicos perfeitamente evitáveis.A imprensa de Pernambuco se omite e tenta limpar a barra do Ministro assim como o faz sobre o livro a priva taria Tucana que denuncia o governo FHC.

PARA NÓS, ou melhor, para qualquer um  SOA ESTRANHO E FINANCEIRAMENTE  NÃO SAUDÁVEL GASTAR TEMPO SEM OS RESULTADOS MAIS QUALITATIVO E QUANTITATIVO ..Para o SETOR ECONÔMICO EU NÃO IMAGINO BEM O QUE SEJAÃO DAR OS RESULTADOS DENTRO DE UM PLANO NÃO  FACTÍVEL E  RACIONAL  E COMO É RESOLVIDA ESSA EQUAÇÃO  ..mas tirando por qualquer pessoa ou organização normal ,,ninguém  empresário ou não, investe seu tempo e dinheiro em coisa QUE Nao retorna  . Tenho claro hoje minha convicção  que deveria-se acabar com esses penduricalhos de imposto sindical e todos esses dinheiros compulsórios que se destinam para efeito contrários aos que se propõe. Cria um estado anômalo  cheio de oportunismos e desmonta  a representação política. apesar DE TER SIDO DURANTE UM TEMPO dirigente sindical EM     MG     .

Assim sendo , não  nos resta muito a fazer do que sermos incisivos nesses espaços e "propositivos.". ainda que isso seja entendido de outras formas....o certo é que é uma burrice se você for uma PESSOA COM UM MÍNIMO DE RESPONSABILIDADE E SERIEDADE ....FICAR NESSES ESPAÇOS OMITINDO-SE E SEM exercer   SUA RESPONSABILIDADE HISTÓRICA E CIDADÃ DE BOTAR A boca no trombone SOBRE  tanta anomias e AVACALHAÇÃO do que seria uma política publica para as águas....Será que pára alguns existe uma indagação de que esperei MUITO DESSA politica  até FORA DO NORMAL;? OS COLEGIADOS TORNARAM-SE ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E NÃO SOMENTE PARA TOMADA DE DECISÃO SOBRE OS USOS 'QUANTITATIVOS' DAS ÁGIUAS COMO QUEREM ALGUNS .

eU TAMBÉM JÁ ME FIZ ESSA PERGUNTA E CONCLUO QUE não.Não estou fazendo papel insano de aceitar papel de bobo ..se isso for  incentivar pessoas sérias a atuar nos CBHs, criticar visões e posturas oportunísticas , gastar tempo e recursos suados  de tantas pessoas e cidadãos sérios para que se sintam participes de uma política ´PÚBLICA..não de um sistema somente ..só quem não dá valor  para essas coisas e sua própria consciência  é que FAZ D Disso um grande mentira e  festival de alegorias olhando as águas sujas dos rios sentado num trono de um apartamento ou mesa uma  mesa  esperando a morte e a aposentadoria chegar  ..

Temos portanto , de  lutar muito além dessa repetição de propostas pára mudar essa realidade ..NUNCA EM TÃO pouco ( pra mim é longo) longo  ESPAÇO DE TEMPO TANTA GENTE SÉRIA E NÃO SÉRIA FOI MOBILIZADA E ENGANADA E INCLUSA NUMA CAMINHADA CIDADà PARA SE CONSTRUIR UMA POLITICA PÚBLICA do que na política   sobre um bem essencial como aconteceu com a política de ÁGUAS ...Só perdermos para duas campanhas memoráveis de mobilização social boa  e ruim respectivamente no país,  que foram: a campanha das diretas já  e o grande embuste histórico que aproveitou-se do sonho dos brasileiros na transição da ditadura  que foi a eleição  do ex presidente Collor. Essas tiveram seus efeitos históricos e a meu ver muito mais visíveis e rápidos  do que a POLITICA DE RECURSOS Hídricos. um GRANDE EMBUSTE HISTÓRICO

essa, ESTÁ DESNUDANDO PESSOAS, Maltratando a ideia de estado decente  , A BUROCRACIA , E INSUFLANDO A  DEMOCRACIA SUJA...MUITO MAIS lentamente E COM MAIS EFEITOS POIS REPRODUZ DILEMAS HISTÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA AFETANDO O QUE SERIA UMA  democracia limpa e o estado de direito  . esse EMBUSTE QUE SE PROLONGA  e ENGANOU MAIS do que as  diretas já e a turma do Collor que já arrumaram um jeito de se arrumarem nela....Essa PNRH  é mais inteligente pois dostroi valores aos poucos, fundada na sua hegemonia ideológica tecnocrática e corporativa.

Essa proPOsta do Percy e demais do segmento a que pertencem é muito delicada e educada....parabens ...nós não ...temos que botar a boca no trombone pois nosso tempo ou segmento não é só dinheiro ..é o tempo da manutenção e reificação de valores e princípios .DA VIDA DIÁRIA e ele é pouco para ir vendo a agua ir pelos ralos .sonhos caros que não pode ser enganado por um grupo de espertalhões que patrimonial iza o estado e avacalha a democracia brasileira..através da água.

QUE OS COLEGAS DESSA LISTA QUE PROPÕE ESSA CONCERTAÇÃO SEJAM EFICAZES pois ela tem um cheiro de caminhos novos..mas façam do espaço  lista da ABRH um desabafo para publicitar suas agendas E A  façam junto com o povo pois se depender das corporações e seus nichos ..... .. continuaremos a dar Viva  ao capitalismo russo das águas brasileiras.?..

joao climaco
rep das org civis no cnrh
medmbro da coord do Fionasc
Fórum Nacional da |Soc civil nos CBh


*Os artigos ou posicionamentos  AQUI COLOCADOS SÃO TAMBÉM transcritos e divulgados em outras redes nacionais na internet e no blog..joAOCLIMACOE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ÁGUAS...e outras redes virtuais da soc civil e  o objetivo é possibilitar a sociedade brasileira entender politicamente  os vários olhares e  posicionamento sobre o mesmo tema... 

joao climaco

Minha foto
Brasilia, DF, Brazil