quarta-feira, 2 de abril de 2008

JOAO CLIMACO E A MAIS VALIA POLITICA GERADA NO AMBIENTE DAS REDES E MOVIMENTOS SOCIAIS

O CONCEITO DE MAIS VALIA POLITICA A PARTIR DO DEBATE DENTRO DE REDES DE MILITANTES SOCIAL FRENTE A POLITICAS PUBLICAS.


Esse debate é rico pois nos revela não somente os limites que pode desaguar na intolerância,oportunismos, preconceito e abusos, mas também pode revelar possibilidades de convergências de ideias e pessoas através do respeito e compreensão às táticas do outro, e aos dogmas ou procedimentos que os grupos diversos incorporam as suas práticas políticas.

E nesse sentido, reporto-me a práticas ou procedimentos que elevam para o campo da militância política, a adoção de posturas que estão intimamente ligadas a dogmas religiosos e os resultados que dai derivam para alguns no universo da militância em que atuamos. O auto martírio a que se auto impõe alguns grupos religiosos para comunicar a Deus e este interceder para resolver mazelas sociais acontece em várias religiões no mundo ..lembro-me ainda menino no Nordeste quando ouvia falar das pessoas que se auto martirizavam na semanasanta ou jejuavam ..e até na religião muçulmana identificamos isso ..para afirmar reivindicações e posições que interferem no poder político.Cada grupo portanto, tem seus fins para justificar os seus meios.Nesse cenário o colega do Piauí pode ter metido a mão numa cumbuca sem saber direito o que tinha dentro dela.

Como todos sabemos, o termo MAIS VALIA refere-se para grande parte de nós, a uma categoria da análise econômica marxista para entender a lógicva da expropriação da renda sobre o trabalho0 pelo donos dos meios de produção gerando a desigualdade..econômica de classes etc....A lógica do surgimento do lucro possibilita muitas reflexões filosóficas etcc. Mas a idéia que chama mais minha atenção aqui é a questão da desigualdade derivada do oportunismo que tem alguns para se aproveitarem da ignorância que tem uns em relação a outros, para daí retirar e ampliar seu capital seja lá econômico e de meios de produção e por conseqüência, seu poder politico e mobilidade na estrutura social etc..a essência da economia de mercado é o PODER DERIVADO DISSO TUDO .

A economia de mercado, como vemos, marcada´ por um incremento cada vez maior de valores da competição, exploração de uns sobre outros, individualismo onde o sentido da oportunidade se confunde com oportunismo, e sobretudo, a eficácia e eficiência que tem esse modelo de civilização em transformar tudo em mercadoria, inclusive a POLÍTICA, é matéria de nosso interesse. Nós que militamos nesse universo vemos que A POLÍTICA NESSE SISTEMA , POR SI SÓ, deixa de ser , dentre tantos conceitos, a que é essência fundamental dos pactos que a sociedade cria para administrar suas diferenças, mas sobretudo, para ser ela mesma uma MERCADORIA.

E uma sociedade assim, competitiva, midiatizada, as relações de poder não se expressa somente por uma ética de convivência entre pessoas e indivíduos que tem dinheiro mais também. uma ética que regula interesses também de prestigio , de poder e de fama.Isso tudo se encontram em algum momento.Tem gente que não possui os meios de produção mas sim, o poder de midiatiza-los e explrora-lo atraves de outros.O cidadão sai de casa de manha e deixa de ser o seu verdadeiro eu, para ser o lobo do homem que é o lobo do homem..E aí ele passa ser um produto pois não adianta ele ser honesto ou ético mas sim , ter capacidade para mostrar o que gostaria que os outros vissem nele. Aí ele produz sua imagem ideal,mesmo que não tenha virtudes para se transformar naquilo que deseja ser ...ele tenta mostrar o que deseja ser e não o que é...do mesmo modo que tenta mostrar seu produto que deseja que outros consuma ou seja..ele não é o produto que realmente pensa que é mas persegue isso.Essa midiatização da vida, sobretudo depois da internet mostra o como ele também se transforma em produto...Inclusive, o acumulado de relações sociais que ele estabelece nesse jogo..É o que se convencionou chamar de CAPITAL POLÍTICO que ele traz para o mercado de troca de prestígio não somente de bens materiais mas também de bens simbólicos.E isso na internet é delicado. O capital político de um individuo é a soma do que ele conseguiu fazer e superrelativizar para os outros verem o que ele é junto com o que ele tem.As duas coisas se confundem e convergem em um determinado ponto e, a inserção do cidadão é a inserção de sua imagem no mercado de troca desses bens simbólicos e no mercado politico... ..trocas não somente de bens e satisfações materiais mas também trocas no mercado das imagem.Eu te publico se tu me publicares.. Tem imagens qua valem mais que outras determinando a posição do sujeito na estrutura social e política macro , ou nos sistemas micros e midiáticos onde é reconhecido. A POLÍTICA nesse contexto é a soma de trocas de bens simbólicos (imagens das pessoas)legitimados pelos mais diversos meios de mídias e a iguinorancia derivada da desiguioadade..Nesse sentido a POLÍTICA É POR SI UMA MERCADORIA TAMBÉM, trocada também a todo tempo..

A mais valia política , NESSE CONTEXTO, é a quantidade e qualidade do prestígio ( ou seja, de reconhecimento por outrem de que você é ator político importante e de poder dentro de um universo específico) que cada indivíduo consegue retirar desse mercado de bens simbólicos. Sobretudo, aqueles indivíduos que estão na ponta de lança de um processo de acumulação de poder, de prestígio, e de bens simbólicos que lhes permite estar na ELITE de terminando sistema, ou de determinado grupo ou atpér na elite de uma política pública, ou na ELITE DESSE MERCADO POLITICO ,OU seja, estando no governo ou na sociedade civil .Nesse sistema social baseado na economia de mercado, os indivíduos se diferenciam também péla quantidade de MAIS VALIA POLÍTICA que conseguem somar e acumular de fora pra dentro de sua vida e de dentro pra fora de sua vida .. gerando seu novo status ..Tem muita gente , nesse contexto, que fica satisfeita somente no usufruto da luxúria. A capacidade de extrair mais ou menos mais valia ou absorver a mais valia nos processos políticos em cima do outro é para uns um mérito, para outros um demérito..

É uma discussão com grande carga de subjetividade já que, essa EXTRAÇÃO TEM HAVER COM VALORES FILOSÓFICOS e éTICOS de cada um ..Nem sempre isso é compreensível de pronto.O certo é que tem pessoas que trabalham e a mais valia política E ECONÔMICA LHE PERSEGUE COMO O LUCRO PERSEGUE O CAPITALISTA ...Outros trabalham e querendo ou não, sabendo ou não produz mais vali a politica para outro..Invariavelmente não tem como fugir disso, Voce está sempre produzindo mais valia politica para alguém , inclusive se voce estiver atuando no âmbirto das politcas públicas ou então, está produziondo mais valia economica no âmbito das instituições de mercado. (Nesse ASPECTO O TRABALHO É A FONTE DE TUDO CONFORME Marx)TEM OUTRAS PESSOAS QUE SE CONFORMAM E SE MANTÉM EM UM AMBIENTE DE ADMINISTRAR BENS SIMBÓLICOS SEUS E DE OUTROS ..MAS NA HORA DE TOMAR UMA DECISÃO séria que possa por em risco suas benesses ..essa pessoa não usa seu capital político e sua mais valia política para tal...para não afetar seu acumulado economico que lhes permite ter um mínimo de luxuria na vida.( ISSO É COMUM NOS AGENTES PÚBLICOS QUE TEM PAPEIS IMPORTANTES EM POLÍTICAS PUBLICAS sobretudo meio ambiente e recursos hídricos)

É nesse ponto que IDENTIFICO aqueles que tem taxa de mais valia política alta ou baixa NOS PROCESSOS POLÍTICOS E LUTAS EM QUE ESTAMOS ENVOLTOS, IDENTIFICANDO esse ou aquele que tem baixa ou alta taxa de exploração de mais valia política em cima de seus parceirios , conhecidos ou subalternos..São inúmeros exemplos de grandes companheiros lutadores que por vezes, dão contribuições importantes as causas ambientais e sociais mais terminam isolados por atribuírem a si, uma TAXA DE MAIS VALIA POLÍTICA MUITO ALTA , ou seja..ele está junto com você se você poder transferir e possibilitar dentro do processo político em que estiver envolvido junto, fortalecimento de sua imagem institucional e pessoal que lhes redundem em mais prestígio mesmo que o seu não se altere..ou diminuai...

Esses companheiros que chamo de comopanheiros de taxa de mais valia política alta revelam sublinarmente nessa prática, a ausência de um valor fundamental que é a solidariedade humana...Muito mais importante do que a política que é por vezes, uma solidariedade digamos limitada e questionável e conforme conveniências. Esses companheiros formam na sua grande maioria um contingente de pessoas especiais , com grande potencial mas premidos pela vaidade e interesses gananciosos no mercado político não conseguindo diminuir a taxa de mais valia política que querem receber nas batalhas e processos em que se engajam..Terminam traindo a si mesmos e não conseguem somar..somar...e terminam fazendo o jogo do capital, dos inimigos do meio ambiente e sobretudo das pessoas do mal.

O espaço privilegi8ado onde encontramos pessoas que tem uma taxa de mais valia política alta é no ambiente das relações estado e sociedade civil..é nos movimentos sociais e na burocracia do ESTADO..espaço privilegiado onde encontramos pessoas competentíssimas para administrar esse jogo e equação, de modo a permitir que este estado , continue sendo esse estado (ASSISTENCIALISTA , BURGUÊS OU FALSO Liberal de sempre, e administrador de injustiças e das mais valia políticas de seus agentes de plantão.

A atitude do companheiro do Piauí , que conheci no~que foi possível no curto período em que foi membro da coordenação do FONASC e renunciou sendo hoje, membro da coordenação do FBONGS- uma rede que também faz parte do CNRH e que tem através de seus membros envolvidos com a politica das águas nesse conselho , ação permanente ,contrária, sistemática e destrutiva em relação a nossa entidades e as nossas propostas dentro desse Conselho. Fazem todo tempo gool contra. Foi a meu ver; uma tentativa de tirar mais vali política do JEJUM e seus idealizadores, utilizando uma taxa muito alta e não soube atribuir um índice correto a sua taxa, ou detectar a dificuldade de se captar mais valia política quando o componente DOGMA estar presente.

Não é fácil e politicamente correto (Existe isso?)tirar masi valia política de dogmas das pessoas que já fazem isso, e fazem bem, sabem onde se encontrar, arquitetar ., e nós sabemos onde os encontrar para ter com eles uma convivência saudável muitas vezes profícua É UMA ATITULDE CORAJOSA E DESAFIANTE . Não é pra qualquer um .Não é a toa que as Igrejas e Religiões são instituições mais permanentes que todos nós.. Cada grupo com seus processos po´líticos tem suas referencias filosóficas táticas e éticas e seus fins táticos para justificar seus meios nos movimentos sociais ..Eu pessoalmente, acho que podemos fazer e atingir a conquista de direitos sem entrar nessa Seara....somando táticas..Mas quando juntam-se mais pessoas com taxa de mais valia política alta, ou um membro leva a extremo esse preceito de tirar taxa alta sobre os outros achando que é fácil, ..em qualquer circunstância ...o resultado nem sempre é o esperado.A $ tem infelizmente papel importante nisso.

Lamento pelos colegas que caem nessa casca de banana, incomoda-nos ver isso .Dentro do Fonasc , que é uma rede de cidadãos e entidades numericamente pequena em relação a outras que aparentam ser maiores...já tivemos vários casos de pessoas que entraram e saíram por não terem visto que construir mais valia política sem trabalho coletivo, e sobretudo, não se comunicando e interagindo com seus irmãos de fato de maneira equânime , não somente pela internet , não se consegue ser realmente dialógico, estruturante e sistêmicos na organização da luta por direitos sócio ambneitnais ..Ainda que consigamos construir muita mais valia política simbólica individualmente,nesses casos, não se consegue atingir mais resultados...Não por causa do Fonasc ...mas sim ..por que não se consegue isso em lugar nenhum. As vezes, pessoas ótimas , que por vezes trouxeram seu capital político mas não distribuíram dentro da rede...ficando concomitante utilizando taxa alta em cima da entidade presente ou grupo que se diz pértencer ..Terminam se desiludindo e se isolando e o pior, deixando um saldo de desilusão alta, quando vimos que esses companheiros tomaram um tempão nosso ..e queriam resultados imediatos ..prestigio, quando não, queimando e denegrindo as pessoas que continuaram somando mais valia política a entidade e ao projeto como um todo e não individualmente..

O FONASC a partir do IV encontro,adotou no PIAUÍ uma pródiga distribuição de mais valia politica e empoderou pessoas e somou-se a pessoas e entidades que tinham nos seus lideres interesses e taxa de mais valia política excessivamente alta sobre o resto, concluimos tardiamente e depois. E em parceria com o CREA -PI ajudamos a criar e financiar os eventos que possibilitaram o surgimento da REALPI -Rede de entidades Ambientalistas do Piaui,Alí, o Fonasc disponibilizou através de sua capacidade de articulação local, escritórios e condições para administração da REDE em Teresina e fizemos várias reuni~eos para planejamento e execução de atividades em conjunto FONASC E REALPI ..- REDE DE eNTIDADES aMBIETALISTAS DO Piaui é uma realidade hoje e sentimos-nos orgulhosos que alguma semente esteja frutificando ainda que seja com uma taxa de mais valia política alta de seus líderes.Estaremos retomando o trabalho no Piauí em breve..porque entendemos que temos que agregar e somar mais gente à luta ..e socializar a quantidade de mais vali a politica para maior parte dos participantes e trazer resultados concretos de vitórias e conquistas locais para as entidades e cidadãos participantes da Rede...ainda que de inicio termos que superar esses equívocos que impedem que as pessoas vejam que O MERCADO DE BENS SIMBÓLICOS tem seus limites e o que vale é o trabalho junto unido e despretensioso com respeito aos seus parceiros com taxa de mais valis política igual pra todos envolvidos.

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No Piaui tivemos que tomar atitudes drásticas para não termos que administrar um GRANDE " PASSIVO DE ENTORRAGE" . Vocês sabem o que é isso?É o contrario do ATIVO DE ENTOURRAGE. O PASSIVO é gerado em processos que onde tem taxas de mais vali politica alta.É isso é um grande pepino para um gestor ou participantes entusiasmado de um empreednimetno social que tem missão de transxferir poder de ação dentro das politicas publicas para a soci8edade.O ATIVO é melhor e faz a historia avançar. Mas isso eu explico depois...se vocês quiserem..


Bem camihemosemos.

A história não anda pra trás..

João Climaco
Membro da coordenação do FONASC
Cons rep das org civis e movimentos sociais no CNRH.

2 comentários:

Marcos Freitas disse...

Prezado Climaco,
permita-me discordar, mas creio que esses dois últimos parágrafos sobre o Piauí estão equivocados.
Podemos conversar mais sobre isso.
Abraços,
Marcos Airton de S. Freitas.

Anônimo disse...

Tio João, pelo visto tem lido o sociólogo Pierre Bourdieu. Percebo que um dos papéis do Fonasc é, em grande medida, a formação de intelectuais orgânicos locais, comprometidos na discussão, elaboração e execução de projetos atrelados ao desenvolvimento sustentável dos recursos naturais. Isso pode, e deve (e isso a meu ver é o que há de mais transformador), trazer tensão no âmbito das relações de poder históricamente sedimentadas nestas áreas onde o projeto atua (caso do Piauí), onde sujeitos sociais até então ausentes de tais processos decisórios podem começar a escrever outras histórias, individuais e/ou coletivas.
No entanto, estes homens e mulheres devem estar profundamente comprometidos na construção de uma nova sociedade, crítica ao modelo capitalista que transforma, como você bem disse, tudo em mercadoria, inclusive nossa própria fonte de vida, a água. Se estes intelectuais forem "capturados" pelo sistema, prevalecendo interesses individuais ao invés da luta coletiva pela construção da melhoria da qualidade de vida do ser humano, tal esforço estará comprometido.
Nesse sentido, temos a história para nos mostrar que avanços e retrocessos caminham juntos, ás vezes em um mesmo período histórico, dependendo de nosso foco de análise. É sabido que o movimento sindical já possuiu um peso muito maior de pressão sobre proprietários e governos, vide o sindicato dos bancários e dos metelúrgicos (o que se explica pela atual fase do capitalismo). Movimentos populares muitas vezes são destruídos, esvaziados ou cooptados, dependendo da conjuntura histórica. Talvez um dos motivos da força do movimento do MST seja porque há uma preocupação permanente em formar quadros intelectualmente preparados para rebater os críticos capitalistas/liberais ao seu projeto de sociedade. Portanto, aqueles que estão envolvidos em projetos que se colocam na arena pública com o objetivo de TRANSFORMAR aspectos de nossa realidade contaminados pela lógica de mercado, onde o lucro está acima da própria sobrevivência humana, devem, acima de tudo, compreender a totalidade do processo histórico de mercantilização da vida pelo qual estamos passando há alguns séculos.
A historia não é uma sucessão de fatos inevitáveis que geraram o momento presente, ao contrário, foram disputas e conflitos em diferentes períodos históricos onde determinados projetos saíram vitoriosos e outros foram derrotados. O capitalismo tem sido vitorioso, mas não sem resistências. Que o Fonasc seja uma dessas resistências.
Leandro Climaco A. de M. Mendonça

joao climaco

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