sábado, 15 de outubro de 2011

SOBRE A SITUAÇÃO DA POLITICA DAS ÁGUAS E A IMPOSSIBNILIDADE DE DISCUSSÃO PUBLIC A DA MESMA NA LISTA DA ABRH AO DISCUSSÃo



A avaliação do atual descenço do CNRH e da POLITICA NACIONAL DE RECURSOS HÌDRICOS  ausente na lista de discussão da ABRH soma-se e de muitos que assim avaliam que estamos passando por um processo de desvirtuamento dos principios do que foi
uma pretrensa política pública  com viés modernizante do estado e democratizando as relações estado sociedade.
 
O que estamos denunciando e falando a todo tempo é esse processo de desmonte de uma política pública e a desilusão daqueles que pensavam que o "sistema"  expressava a mesma , mas na verdade , foi um meio de afirmação de interesses corporativos e patrimonialistazs históricos que se articularam e deram uma freada no processo de tomada de decisão compartilhada que as premissas mostravam. É uma reação conservadora perpetrada por uma tecnocracia que tenta dar uma idéia de modernidade a política para as águas , mais na verdade tem revelado uma estrutura pesada de reacionarismo que sempre esteve ebncastelada no estado .
 
E o mais interessante  é que isso tem sido possível graças a uma pseudo elite petista anteriormente ligada ao saneamento que morria de raiva da política de recursos hpidricos ...Dificilmente nessa lista da ABRH  poderá haver espaço para esse debate atualmente dada as caracteristicas das ligações institucionais de muitos que ali pululam. Esse processo de descensso e retrocesso, tenho falado a tempos incluisive citando  fatos comprovadores dessa afirmativa no meu blog :joao climaco e as politicas para as águas e meio ambiente..... .
 
É lamentável vivenciar isso e ver que o  PT NO GOVERNO  SÓ ACREDITA EM CONSTRUÇ~ÇAO DEMOCRÁTICA QUANDO FEITA PELOS SEUS PRÓPRIOS e não pela realidade que se impõe, forcando-o a alinhar-se numa lógica de ceder a setores tradicionais  para ficar no poder sem limites.Por uma questão de ética comigo e com muitos companheiros e até para honrrar minha formação ..não tenho outro caminho do que denunciar isso e tentar mostrar como funciona  essa engrenagem .. Veja o Blog  ...Daria essa conjuntura uma boa tese de doutorando ou  mestrado em ciencia política.
 
Uma pena....tomou tempo de tanta gente ...Depois da eleição do Presidente Collor na decada de 90, venceu   essa idéia e mopbilização d e tantas pessoas acreditando no sistema de gestão compartilhada das suas águas a partir de uma estratégia inteligente mas não imune a rigorosa análise.  Foi o maior " embuste social " que a tecnocracia e as elites burotcráticas tardicionais a serviço da mercaNTILIKZAÇÃO DAÁGUA impuseram ..até os políticos mais inteligentes caíram nessa armadilha que   inventaram  para mobilizar tanta gente em tão pouco tempo. 
 
Não acredito que isso será debatido  nessa lista e até acho que pelo "dinamismo" que está lista está a mostrar,  alguns colegas  que aqui participam deve ter entrado em outras congregações de iguais, bebendo água mineral Perrier..e rindo , rindo rindo...de tudo isso. Daqui a pouco ela vem a servir de obituário d tantos que participaram dessa festa sem ideologia, sem filosofia, baixa tecnologia e muito peso para se carregar.  
 

fonasc 10 anos


Evento Comemorativo dos 10 Anos do FONASC-CBH: O Nosso Papel é Defender Nossas Águas
 
 
            O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC-CBH) está comemorando 10 anos de luta em defesa das águas. Para tal, realizará um encontro comemorativo nos dias 25 a 27 deste mês, no Basa Clube e no Sítio do Físico, em São Luís.
O momento é de celebração, mas também de reafirmação do compromisso e da missão social da entidade formada por voluntários, colaboradores e apoiadores que se aglutinam em todo o país, unidos pelo desejo comum de preservar rios e bacias hidrográficas brasileiras.
            Nos últimos 10 anos, o papel do FONASC-CBH tem sido mostrar para a sociedade que água, política e cidadania andam juntas e que a falta de cuidados com rios e bacias levará populações inteiras à escassez de água, como já ocorre em diversas partes do mundo. Nessa perspectiva, a entidade vem realizando trabalhos de capacitação, articulação e mobilização da sociedade civil para que estes atores sociais atuem nos comitês de bacias hidrográficas de forma politicamente incisiva e cidadã.
            No Maranhão, o FONASC-CBH vem fazendo um trabalho expressivo já há oito anos, enfrentando desafios e dificuldades, mas entendendo a necessidade do estado de formar competências para melhorar e ampliar a atuação da sociedade civil na gestão das águas. A instituição entende a urgência de preservação da riqueza hídrica do estado, maltratada por anos de gestões sem compromisso ambiental. Por isso, deu-se a escolha do Maranhão como sede do encontro que marcará os 10 anos de atividades do FONASC-CBH em todo o país.
            A realização do encontro no Maranhão será também um momento oportuno de troca de experiências entre organizações e cidadãos maranhenses e os demais representantes de entidades, setores e segmentos ambientais de outros estados, no sentido de efetivar a Política Estadual de Recursos Hídricos, consolidando o protagonismo da sociedade civil maranhense na implementação dessa política.
            A proposta do Evento Comemorativo dos 10 Anos do FONASC-CBH é, portanto, fazer da ocasião festiva também um momento para discutir o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas na atual conjuntura das políticas públicas, além de uma maior participação da sociedade civil na Política Nacional de Recursos Hídricos, que determina pela Lei 9433/97 a gestão compartilhada, democrática e integrada das águas, o que implica dizer que estado e sociedade civil devem gerir e se responsabilizar igualmente pelo cuidado com os recursos hídricos nacionais.
            As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.fonasc-cbh.org.br ou pelo email 10anos@fonasc-cbh.org.br.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
            Abrindo o encontro, haverá palestra magna com a procuradora regional da República da 3ª Região – SP, Sandra Akemi Shimada Kishi, que falará sobre a contribuição do Ministério Público para a luta da sociedade civil nas questões de gestão hídrica; em seguida, haverá apresentação cultural, quando os participantes de outros estados poderão conhecer o bumba-meu-boi, identidade cultural maranhense.
            A programação segue com painéis que debaterão as políticas de recursos hídricos e o papel dos comitês de bacias hidrográficas. O primeiro painel terá como tema “Desafios para a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão” e contará com a presença de Lúcio Macedo, doutor em Engenharia Ambiental e professor da UFMA e Uema; Edmilson Pinheiro, membro da ong Fórum Carajás; e Thereza Christina Pereira, vice-coordenadora nacional do FONASC-CBH.
            Já o segundo painel, cujo tema é “O fortalecimento da ação política da sociedade civil nos CBHs e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos para o encaminhamento de propostas e soluções das demandas sociais com as águas” será encabeçado por Flávia Lilian, da representação da sociedade civil no Comitê de Bacia Hidrográfica Santo Antônio (MG); Gustavo Gazzinelli, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais; e João Clímaco Filho, coordenador nacional do FONASC-CBH.
            Paralelamente aos debates, haverá programação infantil para as crianças pertencentes às comunidades onde o FONASC-CBH atua. Trata-se da peça “O Príncipe da Floresta é o Sapo”, que traz uma reflexão sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais. O mote do espetáculo pode ser resumido na frase “Use seus cinco sentidos, pelo mesmo cinco segundos, em prol da natureza”, presente na narrativa. No elenco, estão 18 crianças de oito a 14 anos, membros do Grupo de Teatro Pintando o Sete, da escola Nossa Senhora da Conceição, da Cidade Olímpica.
            Contemplando a proposta do evento de levar o debate ambiental para próximo da natureza, a programação do último dia do encontro acontecerá no Sítio do Físico, nas margens do Rio Bacanga. Lá, haverá mais debates sobre a questão da gestão dos recursos hídricos, além de apresentação de jogral, com o grupo de jovens da Paróquia Padre João Calábrio, da Cidade Operária, onde o FONASC-CBH também realiza ações.
           
 
SERVIÇO
O Quê: Evento Comemorativo dos 10 anos do FONASC-CBH
Quando: 25 a 27 de outubro
Onde: BASA Clube (Calhau) e Sítio do Físico
 
 
 
Mais informações:
 
Natália Raposo - (98) 8123-3470 / 8801-5746
Assessoria de imprensa
 


Atenciosamente,

-- 
Natália Raposo
Jornalista
(98) 8801-5746 / (98) 8123-3470

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  
 CADASRTRE-SE.NO FONASC 
  www.fonasc-cbh.org.br

  

O FONASC-CBH se propõe  aglutinar os Movimentos, Organizações Sociais e Cidadãos em prol das Águas.

Conheça os Projetos do FONASC: Programa de Reconhecimento Comunitário Participativo; da Responsabilidade Socioambiental para a Água;

Empresa Amiga da Água; Programa de Formação de Agentes Ambientais de Bacias Hidrográficas e outros.

  

Visite a nossa página: www.fonasc-cbh.org.br

- Atualize as informações de sua Entidade; 

- Cadastre sua Entidade;

- Informe os desafios e as lutas pelas Águas na sua Bacia Hidrográfica;

- Receba nossos Boletins – e-mail: assinar-fonasc-cbh@fonasc-cbh.org.br

  

Você pode colaborar com as atividades do FONASC-CBH mediante contribuição:

Banco do Brasil - Agencia 1629-2 - c/c 18576-0 – FONASC-CBH

  

joao climaco

Minha foto
Brasilia, DF, Brazil